17 maio 2016
por | Tags: , ,

Bastou o tempo mudar para a Lara começar a apresentar os sintomas do resfriado/ gripe. É o segundo resfriado dela e está mais forte que o primeiro. Nariz escorrendo, congestionada, um ronco quando respira, fica mais sensível (chora toda hora), mas graças a Deus não apresentou febre.

Vou compartilhar algumas dicas que ajuda a aliviar o incomodo que os bebês sentem e a não piorar o resfriado.

Pediatra

A primeira coisa que você deve fazer é levar ao pediatra. Só um médico vai dizer se é gripe ou resfriado, o que deve tomar, etc. Não deixe de levar ao médico, é a dica mais importante desse post ;)

Nebulização

No primeiro resfriado da Lara (quando ela tinha 3 meses), o pediatra dela pediu para eu fazer nebulização três vezes ao dia. Agora com ela resfriada de novo nós começamos a fazer a nebulização com a mesma quantidade de soro fisiológico que ele tinha receitado. Ajuda bastante o bebê a dormir melhor, o nariz não fica ressecado, ajuda a liberar a secreção. Consulte seu médico para saber se ele libera a nebulização e a quantidade de soro.

Aspirador nasal

Usar esse objeto aqui em casa é fato que vamos ter muito chororó, agitação, empurrões rs A Lara detesta! É um objeto barato e muito útil para limpar o nariz do bebê. O médico da Lara pediu para eu usar no máximo três vezes ao dia, após borrifar soro nas narinas dela.

Como usar o aspirador nasal: primeiro umedeça uma das narinas do bebê para facilitar o uso do aspirador. Aperte o bulbo para remover o ar e tampe um lado da narina, coloque o bico de silicone com cuidado e solte o bulbo para sugar a secreção. Quando faço isso tenho sempre um paninho para limpar a ponta do aspirador e um cotonete para ajudar a retirar a secreção do nariz. Não use o aspirador mais do que três vezes ao dia, ele pode machucar a mucosa que é bem sensível. Após o uso, lave com água e sabão neutro.

É chato ver seu bebê se esperneando, detestando a situação, mas é para um bem maior.

Banho

Eu evito dar banho quente na Lara, costuma ser água gelado se o tempo estiver quente e água morna se o tempo estiver frio. Se eu tiver algum compromisso dou banho nela mais de 1h antes de sair de casa ou só quando voltar.13118830_1063443150377356_5743501006965209605_nAgasalho

Lara está na fase de engatinhar, vive solta pelo chão. Já não gostava muito de colo, agora então rs Aqui no RJ o tempo é bem louco e tem dias que não está tão frio, mas mesmo assim deixo ela com um body de manguinha e uma calça comprida de tecido fino, só para não ficar com contato direto no chão gelado.

Se estiver muito frio e tiver que sair, não dou bobeira e agasalho ela toda. Casaco, meia de algodão, tênis, touca rs

Hora de dormir

Procure deixar o travesseiro inclinado, vai ajudar na respiração. Aqui em casa a Lara usa um travesseiro anti refluxo desde os 3 meses. Adoro esse travesseiro e nessas horas de nariz entupido, ele ajuda bastante.

Caso não tenha um travesseiro anti refluxo, pode usar uma almofada fofinha, ela não é tão alta como o nosso travesseiro normal, mas tem uma altura ideal para o bebê.IMG_0885Paciência

A Lara é super tranquila, mas quando está se sentindo incomodada com o nariz ela fica enjoadinha, o que é super normal. Nós também ficamos assim quando estamos gripados, imagina os bebês que não sabem falar e não entendem o que estão sentindo. Precisamos ter muita paciência com eles, dar colo, carinho e tentar ao máximo deixá-los confortáveis e seguros.

Espero que essas dicas simples ajudem vocês 

Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Pin on Pinterestshare on Tumblr